Logotipo Portal do Mestrado Acadêmico em Energia e Ambiente

Linhas de Pesquisa

Linha de Pesquisa 1: Processos Sustentáveis, Inovação e Difusão Tecnológica.

          As questões em torno do paradoxo existente entre o acesso e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis essenciais nos países em desenvolvimento e o uso dessas tecnologias, mais especificamente, o custo de produção e venda de produtos, vêm sendo o motivo de constantes preocupações por parte de vários segmentos da comunidade internacional, incluindo principalmente o Brasil e os países Africanos de Língua Portuguesa. Nesse contexto, essa linha de pesquisa visa analisar, desenvolver e adequar tecnologias sustentáveis à realidade desses países em desenvolvimento, promovendo de forma clara uma rede de inovação com a difusão tecnológica entre regiões e países parceiros.

As tecnologias sustentáveis estão diretamente relacionadas às áreas de processos químicos e bioquímicos, e o desenvolvimento de novos dispositivos, sistemas e materiais para aplicações nas diferentes áreas. O objetivo é de desenvolver novas metodologias de produção, uso de tecnologias alternativas na melhoria da eficiência e funcionamento de sistemas sustentáveis e a redução de impactos ambientais, sociais e econômicos. Estas metas foram estruturadas a partir da união de grupos capacitados nas diversas áreas da energia, atuantes nas áreas de aproveitamento de resíduos agro-industriais (Biomassa) para a produção de bioprodutos, área de processos de separação, modelagem e simulação de unidades contínuas de processamento industrial, área de estudos voltados à geração de processos químicos e bioquímicos sustentáveis e desenvolvimento de novos dispositivos, sistemas e materiais com diferentes aplicações tecnológicas. A reunião interdisciplinar destes grupos desenvolve a pesquisa, a extensão e a formação de recursos humanos qualificados na área de desenvolvimento e aplicações de tecnologias sustentáveis. Assim, respostas a demandas da sociedade serão propostas através de um curso de pós-graduação que será abrangente nos aspectos técnicos relacionados à energia, sem abrir mão dos condicionantes que a cercam, a fim de que as soluções alcançadas encontrem real aplicabilidade e retorno social, ambiental e econômico, além de uma crescente produção científica, de patentes, registro de softwares e outros produtos tecnológicos.

Linha de Pesquisa 2: Sistemas Energéticos, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos.

A localização da UNILAB, bem como as características geográficas dos países lusófonos, ou seja, em regiões semiáridas justifica a necessidade desta linha de pesquisa. Sistemas energéticos como o brasileiro estão sujeitos a impactos advindos da variabilidade e das mudanças no clima, tanto na produção de energia, em suas diversas formas, quanto no seu consumo. Fontes renováveis são especialmente relevantes nesse sentido, uma vez que sua renovabilidade depende, fundamentalmente, do clima. Tendo em vista o potencial solar, a complementaridade hidroeólica e a intrínseca relação entre água e energia no Brasil e nos demais países parceiros, essa linha de pesquisa tem como objetivo desenvolver e aprimorar as diversas ferramentas aplicadas ao uso, controle, proteção, planejamento e gestão de recursos energéticos e hídricos, no desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas. Além disso, abrange as tecnologias necessárias para consolidar este conhecimento, aplicando os conceitos de controle e processamento de energias no desenvolvimento de novas ferramentas tecnológicas. Ressalta-se que essa linha foi pensada de forma a melhorar características de desempenho e robustez no cenário hídrico e energético dos diversos países envolvidos no desenvolvimento dos seus sistemas energéticos, hídrico e agropecuário. Alinhada a uma crescente produção científica, de patentes, registro de softwares e outros produtos tecnológicos.


Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB
Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente - PGEA
Campus das Auroras, Sala 329, Bloco A | Rua José Franco de Oliveira, s/n, CEP: 62.790-790 Redenção – CE – Brasil
Tel: + 55 (85) 3332.6189 | pgea@unilab.edu.br
Desenvolvido pela Seção de Portais e Aplicações Web (SPA) © 2020 - DTI / Unilab