Convite para Palestra – Uma perspectiva socioecológica e participativa sobre a qualidade da água e dos recursos hídricos: experiências no continente africano

Data de publicação  16/02/2024, 12:49
Postagem Atualizada há 7 meses

O Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente convida você, aluno da Unilab, a participar da palestra intitulada “Uma perspectiva socioecológica e participativa sobre a qualidade da água e dos recursos hídricos: experiências no continente africano”, ministrada pela pesquisadora Veronica Mitroi, CIRAD – G’EAU, França.

A palestra tratará da questão da degradação dos ambientes aquáticos utilizados para o abastecimento humano e outros usos domésticos, numa perspectiva socioecológica. Como desenvolver os saberes necessários para entender e caracterizar a questão da qualidade da água e avaliar as políticas publicas e as práticas locais, levando em consideração os riscos ambientais e sanitários? Como disciplinas diferentes podem trabalhar juntas na caracterização das interações entre as práticas sociais e os recursos hídricos? A palestra traz um exemplo concreto de monitoramento participativo da qualidade da água desenvolvido para o projeto WasAF – Water Ressources Monitoring for a Sustainable Management in Africa, na Costa de Marfim. A palestra vai se apoiar também sobre a projeção de um filme etnográfico de 35 min mostrando o trabalho dos pesquisadores e as interações com as comunidades morando em torno da Lagoa Aghien na Costa de Marfim. O documentário será um suporte para as discussões sobre a qualidade da água e o papel da pesquisa na conscientização desse problema.

Sobre Veronica Mitroi, CIRAD – G’EAU, França

Pesquisadora em sociologia ambiental, especializada no estudo das relações entre as sociedades humanas e os recursos hídricos. O seu trabalho de investigação centra-se na produção das expertises técnicas e dos saberes locais sobre a água, e na mobilização desses conhecimentos diversos na gestão da água e dos ecossistemas aquáticos. Veronica trabalhou em projetos de pesquisa interdisciplinar na interface entre a sociologia e a ecologia na questão da eutrofização e da proliferação de cianobactérias na França e na África Subsaariana (Costa do Marfim e Senegal). No Nordeste brasileiro, Veronica trabalha sobre a articulação das escalas de governança da água através dos processos participativos e das abordagens sócio-territoriais.

Inscrições

O discente da Unilab que deseja participar deve se inscrever, até 04/03/2024, através do link abaixo:

Dia: 13/03/2024 | Início: 08h30min
Local: Campus das Auroras, 1º Andar, Bloco C, Auditório E109